Um deslocamento estranho que me faz questionar como construí meu lugar, modo de ser e estar. O que é que nos torna tão distantes da África? Por que sabemos tão pouco, quase nada? Por que meus alunos nunca ouviram falar de Cabo Verde ou de São Tomé e Príncipe? Como é que o ignorar tudo isso faz parte de nossa constituição e o que significa ser algo às custas do esquecimento do outro?
Morabeza é uma palavra usada em Cabo Verde. Está por toda a parte, em todo lugar, na música, no dia a dia, na literatura. No mercado, na praça, nas calçadas. O objetivo desse blog é tentar descobrir o que é morabeza, vivendo, sentindo, mergulhando, enquanto caminho, por entre as descobertas de Cabo Verde. Esse blog faz parte de um pré-projeto chamado " Encontros e invenções: aventuras transatlânticas" em parceria com Estevão Fontoura.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Escola Esperança
Esses meninos fazem parte de um projeto em Cabo Verde que envolve inclusão social através do esporte. Na ocasião, os alunos visitavam a praia da Laginha, em Mindelo. Os alunos que passaram de ano receberam como prêmio uma visita à praia. O curioso foi que, antes de entrar na água ou fazer qualquer outra coisa, os miúdos se preocuparam em gravar o nome da escola na areia. O professor disse-me que a atividade esportiva está diretamente ligada à atividade escolar, sendo que a premanência no time depende diretamente do desempenho na escola.
Assinar:
Postagens (Atom)